Só Berços utiliza cookies e outras tecnologias para melhorar sua experiência de compra e personalizar anúncios, ao continuar navegando você concorda com nossa Política de Privacidade.

Publicado em SÓ BERÇOS COM ESPECIALISTAS

Você já ouviu falar em Autonomia do Sono?

28 de julho de 2025

Banner Você já ouviu falar em Autonomia do Sono?

Você já ouviu falar em Autonomia do Sono?

 

Me chamo Ana Luiza Ferraz, sou nutricionista materno infantil e trabalho há mais de 10 anos atendendo famílias no processo dos 1000 dias (gestação aos dois anos). Alimentação e sono são dois pilares essenciais para o desenvolvimento infantil, e se complementam. 

 

Será mesmo que cada vez que o bebê acorda é por fome? Nos primeiros meses, os bebês dividem sua ingestão calórica durante as 24 horas do dia, com mamadas em livre demanda. Com o tempo e amadurecimento, eles tendem a conseguir emendar ciclos de sono, sem demandar de uma ingestão alimentar (mamar). 

 

Os bebês, assim como nós adultos, possuem ciclos de sono. Nessa fase, os ciclos tendem a ter 40 minutos, e assim um novo despertar, onde o bebê pode voltar a dormir sozinho ou não. Quando chora, normalmente já atendemos e pegamos para dar a mamada. Com o crescimento, o bebê já consegue mamar um maior volume de leite e consumir alimentos sólidos durante o dia, podendo ter mais horas sem ingestão na madrugada. Mas também, com a idade e desenvolvimento (principalmente a partir dos 5 meses), o bebê tende a ficar mais associativo e associa seu choro como uma forma de comunicação, e não só como antes dessa idade (choro por necessidades fisiológicas). 

 

Quando ele aprende a dormir de forma associada a algum padrão (mamando, sendo ninado, recebendo carinho), quando ele acorda na madrugada entre os ciclos de sono, tende a demandar esse mesmo padrão na madrugada. Então, dois grandes segredos para o estímulo da autonomia do sono do bebê são: tirar associações que dependem de você e colocar o bebê para adormecer no local onde irá dormir. Ou não é “assustador” dormir no sofá e acordar na cama? As associações podem ser retiradas aos poucos, por exemplo: se o seu bebê adormece sugando o seio ou mamadeira, você deve estimular que ele termine sem dormir e pode fazê-lo dormir ninando. Após 3 ou 4 dias, mais acostumado a esse novo padrão, você pode mudar para estar no colo sem ninar. O bebê pode apresentar sons e movimentos, como se estivesse incomodado, mas pode estar se ninando. Se chorar, você pode novamente ninar e, quando se acalmar, parar. E então, depois de alguns dias de adaptação, colocar no berço antes que pegue no sono. O choro do bebê é uma comunicação nessa idade e o mais importante é o acalento do responsável. Com paciência, o processo vai evoluindo e ficando mais fácil.

 

Tanto o estímulo da autonomia sem associação quanto adormecer já no local de sono são estímulos que você deve fazer nas sonecas e sono noturno. Durante a madrugada, você deve pegar o bebê e colocá-lo para dormir, dando o alimento e podendo dormir com associação. A grande questão é que ele vai aprendendo sobre a autonomia de dormir sozinho quando vai acordado para o local de sono (sonecas e sono noturno) e a madrugada passa a ser melhor (mais horas de sono sem necessidade de intervenção) consequentemente.

 

Importante lembrar que, nos três primeiros meses, o bebê passa pela fase de exterogestação (teoria que indica que tudo que imita o ambiente uterino acalenta), e você, como mãe, não precisa se cobrar de estabelecer autonomia, rotina ou ter medo de gerar vícios. Você pode ir testando essa autonomia, mas sem se cobrar constância. Com os meses e desenvolvimento, você consegue estabelecer melhor uma rotina (normalmente após 5/6 meses) e estimular com frequência a autonomia do sono. 

 

Ana Luiza Ferraz

Nutricionista Materno Infantil

CRN4 16100196

Instagram: @nutricao_materno_infantil

Você Também Deve Gostar